Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

domingo, 20 de março de 2011

Muzambinho MG

Fundação: 12 de novembro de 1878 (132 anos)
Segundo a tradição, o nome da cidade se origina da palavra mocambo ou mocambinho, isto é, moradia utilizada pelos negros escravos fugitivos. A região teria sido habitada, antigamente, por negros que deram início ao povoado, desenvolvido graças à boa qualidade das terras para a agricultura. Com a formação do arraial, o povoado ficou conhecido pelo nome de "São José da Boa Vista", outra denominação "São José da Boa Vista do Cabo Verde".


Coronel Cesario Cecilio de Assis Coimbra

Interpretando os anseios da população, Cesário Cecílio de Assis Coimbra - avô materno do futuro 19º Presidente do Brasil em 1955, Carlos Coimbra da Luz, que pelo tronco paterno era sobrinho neto do senador e conselheiro do Imperio do Brasil, de 1870 a 1899, Joaquim Delfino Ribeiro da Luz - e o Padre Prospero Paoliello, que viria a tornar-se o primeiro Vigario da Igreja Catolica local em 1861, em companhia de outros membros da sociedade, elevaram o Povoado a categoria de Distrito, aos 8 de outubro de 1860.
O "Almanaque Sul Mineiro" para o ano de 1874, pag. 390, aponta, também, como um dos fundadores, Antônio Joaquim Pereira de Magalhães.
O Distrito é oficializado Vila aos 12 de novembro de 1878, constituindo Termo com as freguesias de Dores de Guaxupé e Santa Barbara de Canoas (atual Guaranésia).

Nenhum comentário: