Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

quarta-feira, 16 de março de 2011

Antônio Mendes (1933-2011) - Toninho Boa Morte, obituarista

Responsável pela seção "Falecimentos" de "O Estado de S. Paulo" por quase 50 anos, Antônio Carvalho Mendes, o Toninho Boa Morte, morreu ontem em São Paulo, aos 77 anos. Estava a 16 dias de completar meio século como funcionário do jornal.
Ele, que não queria se aposentar antes de alcançar a marca, era um devoto da empresa em que trabalhava, segundo conta o filho, Antônio Victor. Era tão apaixonado pelo que fazia que ia à Redação até aos sábados e domingos, como lembra o colega e jornalista José Maria Mayrink.
Quando o morto, por sua importância, era motivo para uma notícia fora da seção, ele tinha ciúmes e reclamava.
Era fechado e não gostava do apelido, mas o aceitava. Às vezes, quando lhe diziam "até amanhã", respondia: "Se houver amanhã".
Conservador, apoiou o golpe de 1964, até o dia em que a censura chegou ao jornal. Foi sua a ideia de pôr trechos de "Os Lusíadas" no lugar de textos censurados.
Era separado. Deixa filho e neta. Por achar desrespeitoso, nunca incluía a causa mortis na seção. O enterro será hoje de manhã em Santos.
Esse texto NÃO foi escrito pelo falecido!!

Nenhum comentário: