Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Apostando contra...

Fazia tempo que não se via uma tamanha campanha contra o Lula, como foi agora com esse assunto do programa nuclear do Irã.
Dos Estados Unidos, passando pela Rússia (cujo Medvedev pelo menos lhe deu 30% de chances!) e chegando ao Sarkozy todo mundo ficou torcendo pelo fracasso (por pura inveja, uma vez que todos já tinham falhado com o Ahmadnejadi).
Mas o pior foi o "establishment" (de oposição ao do governo federal) brasileiro mesmo.
A imprensa quase toda, com os líderes dos partidos de oposição, fizeram um coro que tanto expressava a descrença (subliminarmente: "como esse nordestino burro acha que pode mais que os grandes do mundo", penso) do potencial do "soft power" brasileiro sobrepujar o "hard power" das ameaças de sanções econômicas, como um auto preconceito contra as próprias aspirações nacionais a algum protagonismo na política internacional (como se só o FHC ou seus uspianos pudessem almejar tal sacrossanta prevalência).
Para todos que torceram intimamente contra o nosso presidente e contra o próprio Brasil, ficam aí, para lhes entupir as goelas, o "cala a boca" das imagens indeléveis do avanço conseguido hoje por Lula e o Recip Erdogan (o primeiro ministro turco) junto ao governo de Teerã. Parabéns ao Celso Amorim e ao Presidente!

Nenhum comentário: