Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Alianças improváveis

Para nos trazer à mente como a política é engendradora de relações aparentemente impensáveis, vou comentar a que se estabeleceu entre os judeus dos estado israelense e os "nazistas" do governo do Apartheid da África do Sul.
Entre 1973 (logo após o fim da Guerra do Yom Kippur) até 1994 (com o fim do apartheid) entre aquelas duas "pequenas nações, rodeadas de hordas hostis, lutando por sua identidade e em prontidão contra a expansão do Império Soviético" estabeleceu-se uma "aliança impublicável" que permitiu a venda de Urânio da África do Sul em troca de armas, tecnologias e moedas fortes de Israel.
A África do Sul recebeu transferência de tecnologia nuclear e, num acordo bastante confuso e secreto, chegou a enviar 450 kg de yelow cake em troca de trítio e plutônio, calibrando as bombas atômicas de parte a parte!
Naqueles tempos, quando primeiro ministro, o hoje presidente de Israel Shimon Peres condenava publicamente o apartheid e, secretamente, apoiava acordos como os citados. Isso nos mostra como objeções públicas nem sempre são o que parecem!

Nenhum comentário: