Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Almoço natural


Já que não dirijo uma grande empresa, pelo menos me esmero em executar a "grande" cozinha que meus poucos recursos me permitem.
Fiquei satisfeito com os resultados de hoje.
Comida orgânica, muito simples, quase toda vegetariana!
Assim faço o inventário de matérias primas e técnicas empregadas.
De um abacate cortei a ponta para fazer semi círculos puros, uma salada tal e qual.
Do meio, piquei um tanto para o guacamole, que levou ainda cebolas e tomates picados em cubos, temperados com óleo, gengibre e alho. Com outro abacate fiz a sobremesa, um creme adoçado com açúcar e temperado com o azedo de um limão espremido, sem espremer demais para não trazer os óleos mais pesados das partes mais externas e da casca.
Algumas cenouras foram cortadas em rodelas e, depois de fritas em óleo de soja, foram lentamente cozidas em mel e especiarias, à moda indiana. Açafrão, para realçar os potentes alaranjados que foram se dourando na redução dos caldos. Usei "mil" especiarias misturadas embutidas em dois produtos chamados "Ras El Hanout" e "pimenta síria".
De pequenas abobrinhas, cortei as partes mais gordas, limpei os miolos com colherinhas e recheei com carne moída e sal. Cozinhei no vapor. Os miolos foram picados com as partes mais finas, que viraram saladinha tal qual, só azeite e sal.
Os ovos, simplícimos, foram cozidos, resfriados e descascados (o maior trabalho) e os servirei com pimentas biquinho, tomates secos e gergelim (só para enfeitar e dar aquela crocância).
Um restinho de feijão virou tutu, com farinha de mandioca e pimenta.
Arroz integral cozido com cebolas (fritas previamente em azeite).
Espero a mulher e os filhos...feliz!
Acho que mereço um cálice do Porto!

Nenhum comentário: