Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

domingo, 28 de setembro de 2008

Polícias marroquinas

Pelo menos três: Gendarmerie Royale, Sureté Nationale e Sureté Provinciale...
Nenhuma é honesta e, os locais dizem, que a "jdid" (de El Jadida) é a mais corrupta delas.
O resultado é que vivem me parando para tentar tomar 400 dirhams (~100 reais) "no papel" ou "um café" (no Brasil seria uma cerveja), 50 ou 100 dirhams, "sem papel".
Paguei muitas multas, sempre no oficial (nunca corrompi um policial!) para surpresa dos malas que ficam dizendo: "Mas é muito caro"! enquanto esperam que você ofereça o "por fora"...
O melhor é ir falando logo inglês. Eu falo francês e mesmo algumas palavras em árabe, pior para mim...
Minha tática tem sido: "chorar".
"Sou brasileiro, (Kaká, Ronaldinho, para os mais velhos um Roberto Carlos), residente, não posso arcar com esses custos... tudo tão caro e salário, ó! (polegar e indicador que se aproximam...).
Geralmente eles me mandam embora, dizem que não foi nada grave (e nunca foi mesmo!)...

Nenhum comentário: