Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Mercado e democracia

O governo do povo, pelo povo e para o povo, se e quando e onde existiu, existe e existirá, visando a felicidade do povo (= a maioria da população) só vingará caso supere em poder o reino do "deus mercado" (= uma minoria muito rica que detém as maiores empresas) que os liberalismos (nome capcioso!) sempre defenderam...
Vejam os EUA: um governo de poucos, que "defendeu" os estados unidenses "contra" o resto do mundo e proveu "crédito fácil" para uma população que falsamente não empobrecia enquanto seu país, capitaneado pela banca, "vendia" títulos da dívida imobiliária (e outras) do próprio povo... Irresponsabilidade tem seu preço!
A indústria manufatureira e agricultura deles há muito vão de mal a pior...vejam os déficits comerciais astronômicos, apesar dos subsídios e barreiras protecionistas! Agora vão jogar 700 bilhões de doletas para estancar a hemorragia aparente da banca! Haja PROER, mas há putrefações escondidas, internas, que falta sanear! E o pior é que se deixá-los quebrar, talvez seja ainda pior...pelo menos por uma boa década!
Mas voltando à democracia: ela precisa dar oxigênio para, mas estar acima das empresas! Parece simples, mas é um desafio enorme, não só no Brasil, mas a nível planetário. Vamos lá: é uma construção cidadã, internacional!

Nenhum comentário: