Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Valongo, dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três!

1- Valongo é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, Região Norte e subregião do Grande Porto, com cerca de 19 693 habitantes.[2] É sede de um pequeno município no que concerne ao território com 75,13 km² de área, mas um dos maiores do país no que diz respeito à população, com mais de 97 138 habitantes (2008)[1], subdividido em 5 freguesias.
2- O Valongo é um bairro da área central do município de Santos,[1] onde se localiza a famosa estação inicial da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (hoje a Secretaria de Cultura do Município), o Armazém n.º 1 (hoje abandonado) além de um movimentado terminal de contâineres.
Se antes o bairro era um dos mais imponentes e aristocráticos da cidade, o Valongo é hoje uma das regiões mais degradadas da cidade de Santos, abrigando inúmeras oficinas para caminhões, ferro-velhos, cortiços, além de casarões, armazéns e estabelecimentos antigos abandonados ou em situação precária. Outro fator que provoca a degeneração do bairro é o intenso tráfego de caminhões, provenientes da Via Anchieta, principal acesso à cidade e ao porto.
Recentemente, após conseguir recuperar e revitalizar o Centro de Santos, a Prefeitura Municipal anunciou maiores investimentos também para uma completa recuperação do bairro do Valongo, dentro de seu projeto Alegra Centro.
3- Valongo ou Vallongo era o nome de uma antiga enseada da cidade do Rio de Janeiro. Por extensão, acabou por denominar também a região no entorno. As sucessivas ondas de urbanização que a cidade experimentou acabaram por aterrar a enseada, em meados do século XIX, e o nome valongo desapareceu gradativamente como topônimo, persistindo hoje em dia apenas no Jardim Suspenso do Valongo e no Observatório do Valongo. Atualmente, toda a região faz parte do bairro Saúde.

Nenhum comentário: