Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

São Paulo fará 457 anos em 25 de Janeiro

História breve: quase uma "redução" jesuíta, cidade sonolenta por mais de 300 anos, o século XX a elevou a uma das metrópoles mais vibrantes do mundo.
Já foi dada como inviável. Poluída, violenta e impossível de se locomover.
Mas a resiliência da população, alguns governantes melhores e um aprendizado contínuo de civilidade vão permitindo que a vida aqui seja agradável no geral. Cinema, teatro, gastronomia, possibilidades de estudo e trabalho.
Falta muito para ficar bom! Há pichações, há "cracolândias", há uma certa "mentalidade de Fórmula 1" no trânsito e há sujeira ainda (fico puto quando num carrão um "rico" "material" abre a janela e ejeta algo, seja bituca, seja embalagem, como um "pobre" "de espírito").
Há cada vez menos encontros, essa coisa do virtual tomar o espaço da aridez e vazio das relações verdadeiramente pessoais. Eu, que sou do interior e dou "bom dia" até prá cavalo, fico chateado com a indiferença, quando não menosprezo, às minhas "investidas" de puxar papo. É assim: meio por auto-suficiência, meio por medo, as pessoas não querem mais nem se olhar no elevador...
Moro num enorme laboratório, no meio de um trabalho em progresso: como vivermos espremidos em apertamentos, sem pirar nem estragar tudo? Estamos aprendendo todo dia um pouco!

Nenhum comentário: