Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

terça-feira, 14 de julho de 2009

São São Paulo, meu amor e ódio

Saí de casa cedinho, com pretexto de comprar cook top vitrocerâmico de duas bocas para a minha mãe. Rodei mais de três horas a pé, entre Fast Shops, Pontos Frios, Americanas, Extras e quejandos...
Mas como diz o Paulo Vanzolini, "do povo, de cada um eu não gosto, mas do povo em geral eu gosto muito"...mas no meu caso eu gosto de cada um também, como o João Porteiro e o Rodrigues Zelador, gente "do Norte", de Minas, do sul. Sei que muitos seriam capazes de empenhar amizade mais fiel que de cães.
E de manhazinha é todo um outro lance. Tem executivos, mas são sobretudo as faxineiras, cozinheiras, empregados em geral de casas e comércios que se esbaforem, vindos já de longe, Cangaíba, Guaianazes, Rochedale, Parque Novo Mundo, Bonsucesso (esse de Guarulhos, não da Baixada Fluminense...
Aqui perto de casa mais bonitinhos, lá no Largo de Pinheiros (onde cheguei antes do shoppings abrirem às 10 h, cansado e com os pés doídos, mais de uma hora de pernada, e com três moedas no bolso, pois caíra do meu bolso aberto a nota de dez que sobrara dos vinte que era toda minha "fortuna" já meio usada para o café expresso doppio do Suplicy e os salgados dos botecos que tanto aprecio)...Sorte conseguir desconto e alcançar, por R$ 1,20 e não pelo preço "ofcial" de R$1,50, a garrafinha de água gelada Levíssima de Pinhalzinho que me saciou a sede ajudando também a passar o tempo...
Gente feia, enfezada, de Ipatinga ou São Gonçalo, de Propriá, Marília, Caruaru, Campina Grande ou Petrolina, como disse esses dias o Cony...gente como eu, oprimida, amedrontada, feliz, com amor e ódio a essa cidade linda e horrível ao mesmo tempo!

Nenhum comentário: