Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Baader Meinhof

Se eu tiver coragem de enfrentar a chuva fria e forte que cai (sorte que o Kinoplex é aqui pertinho), um amigo vai vem me ver e vai "me levar" para ver a história do grupo terrorista alemão.
Na juventude tive uma relação ambígua, de certa admiração, pelos mais famosos grupos revolucionários europeus (IRA, ETA, Baader Meinhof e Brigadas Vermelhas). Todos tinham um discurso convincente da alienação que o capitalismo neoliberal nos trazia.
Mas, pacifista há muitos anos, na maturidade não suportei nem suportaria sequestros e "justiçamentos".
Mas é preciso conhecer melhor a história. Lembro-me, ainda "pequeno", das prisões e greves de fomes de Andreas Baader, Ulrich Meinhoff e se não me engano, de uma mulher que era a "terceira" na hierarquia (isso se eu não estiver confundindo esses fatos com outros ligados aos dos líderes do IRA).
Vamos lá: os tempos são outros, mas é preciso "conhecer o que fomos para melhor prosseguir".

Nenhum comentário: