Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Novo dia velho

Meio dejà vu, a Copa de 2010 não repete, mas ressoa copas passadas.
Nunca antes havia morado no século XXI nessa paulicéia. Novo.
E velho, quatrocentão.
Sinto agora o pertencimento à Pátria.
É quase tão bom quanto a minha própria expressão individual.
E vem à minha cabeça 70, eu pequeno demais para entender porque meu pai tentou de muitas formas conseguir comprar uma bandeira (eram difíceis de achar então, quase só oficiais bordadas por costureiras hábeis.
Em 74 eu lembro de tudo, 4o ano primário e a busca por assistir a cores. Nelinho e Coutinho, o técnico, amigo da dita.
78 foi a roubada Argentina, meteram 6 no Peru.
82 na casa do Nego. Zico. Sócrates e Falcão. Perdemos prá Itália?
86 na casa do Nego? Será? Já fica tudo esquisito na memória, sei que não ganhamos, perdemos prá Itália. Começou a era Romário?
90? Mais esquisito, mas foi a mudança para Cajati.
94 ganhamos com o time feio do Dunga, e técnico era sei lá quem, me foge. Também era retranqueiro, ainda Romário? Tafarel. Bebeto. E o pênalti joga fora do Baggio na final (0x0! ou 1x1! tanto faz!). E ganhamos assim!
98 foi a final contra a França e a convulsão do Ronaldo Nazário. Zidane?
2002 foi nossa no Japão, Ronaldão Nazário batendo o Kahn (da Alemanha). Lindo!
2006 da Itália x França na final e a cabeçada do Zidane no peito do italiano que xingou a irmã dele...
Perco-me de novo? Não vai me dizer que foi a Argentina que nos elimnou? Quando?
Tantos rostos, vozes, jogadas, barulhos (agora é a complicada vuvuzela, corneta).
Fio de contas. Brasil Penta (58, 62, 70, 94, 2002). Itália Tetra (só lembro mesmo de 2006). Alemanha Tri. Argentina, Uruguai e França Bi e Inglaterra uma vez.
Faz 19? Essa é a 18a apenas? Tem conta errada, tenho que ir na Enciclopédia, melhor, meu Almanaque Abril, de onde extraio:
Uruguai Bi (30 e 50)
Itália Tetra (34, 38, 82, 2006)
Alemanha Tri (54, 74, 90)
Argentina Bi (78, 86)
França (98) (que foi quem errei ali acima)
Inglaterra (66) e protanto essa é a 19a! Das quais acompanhei 10, desde os seis anos!
Bem, é um montão de tempo e de histórias. Quarenta anos de copas, 46 de vida.
Manhã fria, teve muita neblina por aí tudo em volta.
Domingo vou prá Campinas curtir o jogo com o mano Mau e o amigo Mau, a mãe, o Gil e quem sabe a mana.
Torcendo para o Brasil golear a Costa do Marfim ou pelo menos que tenha uma vitória justa e maiúscula (pois o marfinenses não são fracos não!). E Portugal também é bom!

Nenhum comentário: