Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

domingo, 27 de junho de 2010

Paulínia

Mais tarde, em 1903, surgiu nas proximidades da fazenda um vilarejo denominado São Bento, que se desenvolveu ao redor de uma capela em honra ao mesmo santo. A necessidade de escoar a produção de café das redondezas levou os fazendeiros a um consenso para a construção de uma ferrovia que possibilitasse o acesso das mercadorias aos portos exportadores. Em 18 de setembro de 1899 foi inaugurada a Cia. Carril Agrícola Funilense, juntamente com as estações da ferrovia. Com a instalação da Rhodia em 1942, Paulínia aumentou a arrecadação para Campinas, o que aumentou o movimento emancipatório. Enfim, em 1964, através de um plebiscito, a população aprovou a emancipação.
De pequeno bairro à elevação a distrito
A construção da Estrada de Ferro Funilense, em 1899, mudou a ordem econômica do bairro São Bento. A Estação José Paulino, construída próxima à capela São Bento atraiu vários comerciantes para São Bento. Em 1899 surgiu a Vila José Paulino. Em 30 de novembro de 1944, através do Decreto-lei 143334, José Paulino foi elevado à distrito com o nome Paulínia.
A emancipação
Em 1942 a Rhodia instalou-se em José Paulino. Esse fato representou o aumento da arrecadação de impostos para Campinas. Em meados dos anos 60, um funcionário aposentado da Assembléia Legislativa de São Paulo, José Lozano Araújo, iniciou um movimento pela emancipação de Paulínia. O movimento culminou com o plebiscito realizado em 1963, que determinou a emancipação. Em 28 de fevereiro de 1964 foi publicada a Lei 8092, criando o município de Paulínia.
As primeiras eleições ocorreram em 7 de março de 1965, tendo sido eleito José Lozano Araújo.
Origem do Nome
Quando foi aceita a proposta de contrução da Estrada Ferro Fulinense, várias estações foram sendo construídas na região de Campinas. As estações levavam o nome da fazenda onde estavam localizadas ou do proprietário delas: José Paulino Nogueira, Santa Genebra, entre outras. Os bairros que surgiram ao redor dessas estações passaram a serem denominados com o nome delas. Surgiu assim a vila José Paulino. No ato da elevação da Vila José Paulino a distrito, uma lei estadual proibiu localidades de terem nomes de pessoas. Assim, o nome José Paulino teria que mudar. O novo distrito passou a se chamar Paulínia, uma derivação de José Paulíno.

José Paulino nasceu no dia 13 de fevereiro de 1853 em Campinas. No fim do império, sendo membro do Partido Republicano, elegeu-se vereador em Campinas, com Júlio de Mesquita e Salvador Penteado. Em março de 1889 ocorreu um surto de febre amarela em Campinas. José Paulino foi uma das poucas autoridades que não abandonaram a cidade. Ele combateu a doença e passou a ser querido pelos campineiros.

Nenhum comentário: