Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

domingo, 21 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra ou de Zumbi dos Palmares

Sou descendente de homens meio urbanos e meio rurais, da cana, do capim, do café, "filho" até a 14a geração de paulistas (sem prejuízo dos portugas, espanhóis, mineiros e matogrossenses que a esse tronco se juntam em galhos).
Mas, brasileiro, criei-me caturro como bandeirante, ou "quatrocentão falido" e "branco", lá em Marília.
Quando vim prá Poli em 1982, vi que era mais a primeira que a segunda coisa.
Mesmo se as características físicas africanas não fossem tão evidentes em mim, o cabelo cacheado ("ruim" como dizia a mãe de um amigo "oriundi"), o nariz largo e a bunda grande gritavam alguma coisa.
Há sim registro de "negras da terra" (como eram chamadas as índias antigamente) em minha genealogia (e, penso eu, nos olhos esgazeados de minha mãe ou nos lindos cabelos pretos lisos da Tia Cota, por exemplo).
Mas depois de tudo, judeu mouro, caldeado no ocidente, se não tenho sangue de escravo não importa (mesmo porque tenho o sentimento de ter vindo do Norte da África, Magreb, antes da Ibéria emocional em que me encontro e do galego Algarve andaluz e da Vizcaya, de onde bisavós antigos vieram).
Final e felizmente, eu sou negro!

Nenhum comentário: