Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Reunião do Séder de Hosh Hashaná 5774

Roberto veio mais cedo da fábrica de fosfatos de Arad para seu apartamento em Jaffa, em Tel Aviv. Kátia também não trabalhara até tarde, fora fazer a unha e o cabelo. Gil, o filho mais novo viera da nova escola em Neve Tzedek, correndo para não perder o ano novo. Ariel, no cursinho em Florentin, só chegaria depois da primeira estrela de 1o de Tshirei de 5774.
Roberto abriu o pinot grigio italiano que lhe sabia bem e a Kátia. Pôs os doces na mesa, acendeu as sete velas da menorá e orou. Pediu perdão aos seus pecados e tomou uma colher de mel. Pediu perdão pelas promessas não compridas e comeu chocolate. Ia expiar os pecados até o dia do perdão, Yom Kipur. A cabeça do ano era doce, mas os dias seguintes teriam o amargor da expiação.
Sabia que usara palavras mal colocadas e mal interpretadas. Não lhe ocorriam violências verbais e menos ainda físicas. Mas alguns atos malignos lhe eram peculiares, conscientemente ou não, e lhe ocorriam.
Naquele dia de renascimento algumas preocupações lhe sobrevinham e ele sofria. As obrigações ainda lhe tomariam mais algumas semanas e depois seriam temporariamente adiadas para umas férias com a esposa na Galiléia...era vencer as metas do ano novo. Shaná Tová!

Nenhum comentário: