Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

sábado, 26 de novembro de 2011

Partido Islâmico deve indicar Primeiro Ministro no Marrocos

Os resultados parciais divulgados até agora no Marrocos confirmam que o islâmico Partido Justiça e Desenvolvimento (PJD) encaminha-se para vencer as eleições legislativas realizadas na sexta-feira, anunciou o Ministério do Interior.
Das 282 cadeiras já definidas, o PJD conseguiu 80, quase o dobro do segundo colocado. No total, a Camará contará com 395 assentos. O partido será a maior força no novo parlamento e será encarregado de formar um novo governo - tornando-se a segunda vitória islâmica em uma eleição em meio à Primavera Árabe.
No mês passado, o Partido Ennahda conseguiu 40% dos assentos nas eleições da Tunísia, o país que começou a onda de levantes pró-democracia no Oriente Médio e no norte da África depois que sua população depôs Zine El Abidine Ben Ali, que estava havia 23 anos no poder.
O Egito começará suas eleições legislativas na segunda-feira, com a expectativa de serem dominadas por partidos islâmicos, aumentando a percepção de que os movimentos religiosos foram alguns dos maiores beneficiários dos levantes árabes.
Como o resto da região, o Marrocos foi atingido por protestos denunciando a corrupção, que o rei tentou controlar durante o verão ao ordenar que a Constituição fosse modificada para garantir mais poderes ao Parlamento e ao primeiro-ministro. Além disso, ele convocou eleições antecipadas.
Os maiores rivais dos islâmicos nas eleições do Marrocos são uma coalizão de oito partidos liberais pró-governo, liderada pelo ministro das Finanças Salaheddine Mezouar, que garantiram juntos mais de 110 assentos. Como partido com o maior número de cadeiras, os islâmicos agora devem encontrar parceiros que desejem trabalhar com eles.
Vários jornais locais apostam que o PJD ganhará 100 cadeiras até o final da apuração. Lahcen Amrani, porta-voz do partido, anunciou que a legenda conseguiu cadeiras "em todas as regiões do país, também em zonas rurais onde antes estávamos ausentes", e citou várias províncias do sul do país.
A expectativa é de que o ministro do Interior Taib Cherkaoui, que na sexta-feira se limitou a divulgar o índice de participação, informe ainda neste sábado os resultados definitivos da votação. O nível de participação alcançou 45% do total de eleitores inscritos, mais alta que nas anteriores (37%), mas ainda muito baixa.

Nenhum comentário: