Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

sábado, 29 de agosto de 2009

Shabat Matinal, trabalho no Shabat

"Para ir ao Shabat no Chabad ao norte da Faria Lima, passava pelas mansões do Jardim Europa que ainda o faziam lembrar das "Maiores Cidadezinhas do Mundo", Cajati e Marília, onde passara mais de quinze anos em cada uma, boa parte da vida. Ia pensando na ocasião festiva e alegre. E no frango assado até o kugel de batatas de dar água na boca, pois a Rebetsin agradava com ótimas iguarias do Shabat. Mal se esquecera dos quitutes solitários de sexta feira e já sonhava o Kidush compartilhado.
Entre bobka de chocolate e cholent fumegante (cozido que é mantido quente durante todo o Shabat), discutiram as leis sobre a proibição de trabalhar neste dia.
R. não prestou realmente muita atenção numa parte da discussão porque não era dono de uma "loja" e manejava para não fazer coisa alguma para ganhar dinheiro no Shabat.
Encerraram a tarde com uma discussão sobre o conceito de coincidência.
Mais tarde, chegando em casa, R. ouviu uma mensagem na secretária eletrônica. O corretor de imóveis chamara do interior informando que após meses de tentativas para vender o imóvel com a antiga fábrica de bananada Kosher finalmente tinha uma proposta legítima para o imóvel e o negócio. Por uma razão de viagem, o comprador queria falar-lhe com urgência.
R. respondeu com medo de perder o negócio.
Parte de R. ficava lhe lembrando que era Shabat, que deveria esperar até a noite ou o dia seguinte. R. desligou o telefone. Medo de perder o negócio e de trabalhar no Shabat...Passou o resto do dia lendo e relaxando. Após o término do Shabat, pegou o telefone com calma, conversou com o corretor e depois com o comprador. A venda foi consumada.
Coincidência? R. achava que não."
(adaptação de uma história de Reno, Colorado, coletada na internet).

Nenhum comentário: