Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Meu "amigo" marroquino...

Desde a chegada, puseram a pecha em mim de um "reclamão"...
Pudera: parece que regredi cinquenta anos, seja no trato com os "de baixo", a subserviência aos "de cima", o ambiente conspiratorio, dissimulado e mesmo falso (quantos prazos mentirosos foram ditos e quantos atos de conivência com a corrupção foram perpetrados!).
Em suma, uma empresa brasileira mediana, em termos de gestão de pessoas e processos administrativos, esta bem a frente de uma empresa como a OCP!
Compartimentalização, "cada um no seu canto" e falta de assumir responsabilidades coletivas sem a presença dos "grandes chefes" são regras: um erro podera o levar a uma geladeira qualquer; melhor esperar pelas ordens e as atender com presteza, se for conveniente, ou enrolar jogando a culpa num fornecedor ou subordinado, se preciso!
Apos meses demandando participação, respeito pelas propostas e um minimo de colaboração, fiz uma piada (sobre a condição precaria da limpeza de "certos" escritorios), para um colega marroquino.
O fundo era sério : a condição precaria do trabalho "desses socios", eu especificamente em minhas funçoes de Planejamento e Controle, quase todas as boas condições de trabalho estão para os marroquinos e "nada" para os brasileiros, etc!
Meu "amigo", pelo visto esperando um "deslize" hierarquico (fui reclamar para ele, sem passar pelo meu chefe!) se apressou em reunir seus colegas (o Diretor estava ausente, mas duvido que ele nao tenha sido acionado, dado as orientações e disparado o "controle remoto") e foram em comitiva ao "meu chefe brasileiro" explicar por que o contrato de limpeza ainda não foi assinado e perguntar quais os meus problemas de comunicação (porque eu estava insatisfeito, porque eu represei essas insatisfações e não as expressei livremente quando eram pequenas, etc).
Me enquadraram totalmente; para alegria do meu chefe brasileiro que esta muito cioso em não causar nenhum conflito e louco para me dar sermão de como ser um bom "marroquino"!

Nenhum comentário: