Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Presidente ou Presidenta é opcional

Meu Houaiss (da Língua Portuguesa, dicionário de Antônio Houaiss e colaboradores), Ed. Objetiva, 2001, primeira edição, indica, na página 2292, que as duas formas, presidenta ou presidente, são aceitas (entre outras acepções possíveis, são sinônimos para a mulher presidente)...
Portanto a afirmação (de que "presidenta" é errado como "adolescenta") que recebo de gente cheia de querer-ser está errada!
A forma presidenta, inclusive, é exigida em espanhol (que teve, nesse sentido a mesma evolução do português), pela Presidenta da Argentina, Sra. Cristina Fernandez Kirchner. Trata-se, para alguns como essa senhora, de uma acepção feminista e emancipatória da tutela masculina.
Sei que quem me mandou copiou de algum professor de português e os professores de português divergem sobre muitos detalhes (como aliás, os demais especialistas).
Mas como eu também sou adepto de conhecer bem o nosso vernáculo, podem ir por mim!
Além do Houaiss, também pesquisei pela internet, o Aurélio Buarque de Holanda aceita as duas formas. Tenha certeza que com esses dois, não vamos errar feio.
Por outro lado, como são sinônimos, chamar a Sra. Dilma Vana Rousseff de nossa Presidente Dilma não está errado também... É opcional... O importante é encher a boa e dizer que temos uma PRESIDENTA, de esquerda, competente e vitoriosa.
E ajudá-la, cada um na sua posição social e política, a fazer desse (e dos subsequentes) o "melhor governo da história", com união e sempre!

Nenhum comentário: