Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pessoas acima do peso sentem melhor o cheiro da comida

Tentando entender melhor a relação entre cheiro, os pesquisadors Lorenzo Stafford e Kimberley Welbeck, ambos da Universidade de Portsmouth (Reino Unido) fizeram uma experiência que confirma que pessoas com índice de massa corporal elevada têm facilidade para identificar cheiro de alimentos.
A dupla trabalhou com 24 voluntários, testando suas habilidades com um odor de ervas de um alimento e um odor à base de álcool de um não alimento.
Os voluntários cheiraram cada substância quando estavam com fome e saciados, em vários níveis de diluição, até que não fossem mais capazes de detectá-las.
A conclusão é que os participantes apresentaram maior sensibilidade ao odor do não alimento antes de comer. Já o do alimento era mais evidente depois de uma refeição. Stafford especula a razão de por que somos melhores em reconhecer o cheiro de comida depois de ter comido.
Esses resultados foram comparados com o índice de massa corporal dos voluntários, gerando uma descoberta não esperada pelos pesquisadores.
Os de maior índice -os mais gordos- eram menos capazes de detectar o cheiro do não alimento, mas melhores em perceber o aroma de alimentos. Por outro lado, essa capacidade pode estar encorajando as pessoas acima do peso a comer mais -e a ganhar mais peso- mesmo quando estão satisfeitas.
Ou seja, para simplificar, engordar é um ciclo vicioso!

Nenhum comentário: