Gabrovo fica no centro norte da Bulgária.
É a cidade natal de Petar Russev, depois Pedro Rousseff, pai da Dilma.
Parece ser uma linda cidade, famosa pela sátira e pelo humor, habitada desde o Neolítico, importante centro desde o Segundo Império Búlgaro, no século XII.
Pode ser uma "cidade irmã" de Sorocaba (uma é a "Manchester Búlgara" e a outra a "Manchester Paulista", ambas por sua importância industrial, em comparação com a metrópole britânica).
O nome de Gabrovo faz referência lendária à arvore que nasceu ao lado do forno de um ferreiro (arte medieval bastante desenvolvida nessa região) de nome Racho. Essa árvore (choupo ou álamo branco) é chamada de "gabar" em búlgaro.
A cidade tem algumas peculiaridades: é a cidade "mais comprida" da Bulgária (com 28 km de "extensão" e apenas 70 mil habitantes ela é mais "alongada" que Sófia, com seus mais de 1 milhão de habitantes), se orgulha da cifra incrível de 14000 estátuas, da forte tradição no handebol e dos títulos de "Cidade com melhor Qualidade de Vida" e "Cidade Mais Amiga do Meio Ambiente" da Bulgária.
O povo búlgaro, ademais, tem traços que lembram nosso "caldeirão de raças". Amálgama de trácios, macedônios (de Alexandre o Grande), de romanos e eslavos, os impérios que ali se sucederam foram sendo invadidos por bizantinos, russos, otomanos, croatas, húngaros, tártaros e sérvios. Depois, essa nação ficou no meio da guerra Russo-Turca de 1877-78, passou pelas guerras dos Balcãs (Grécia, Bulgária e Sérvia e Montenegro contra o Império Otomano) e caiu na esparrela de ter um Tsar autoritário que se alinhou com o Eixo (sim, com Hitler, Mussolini e Hiroito).
Depois veio a invasão Russa e a "Cortina de Ferro" stalinista...de onde Pedro Rousseff, comunista pré-stalinista que na Amércia do Sul se converteu em empresário, aparentemente fez bem em fugir muito antes do caldo entornar...
Nessa nova fase, democrática, capitalista e com bons índices de liberdade, as grandes questões búlgaras lidam com desigualdade (principalmente entre a minoria cigana). As comunidades turca-mussulmana, judaica e católica (sendo a maioria de búlgaros cristãos ortodoxos) são bem assimiladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário