Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

segunda-feira, 26 de março de 2012

O surto psicótico, os policiais despreparados e o taser

Primeiro foi Roberto Laudísio, morto por três ou quatro golpes de "taser" (pistola elétrica) na Austrália. Agora temos o caso de Carlos Meldola que morreu de forma semelhante em Florianópolis.
Assistindo a um desses programas tipo "Polícia 24 horas" vê-se alguns casos que são típicos de surtos psicóticos, breves ou não.
Os policiais "bem treinados" atribuem tudo a ingestão de drogas, o que nem sempre ocorreu, mas pode ter sim desencadeado algo que eles aparentemente não conhecem bem: transtornos mentais.
E aí fica aquela gritaria de delegado, de polícia, violências até gratuitas e, nos dois casos citados acima, mortes inúteis, de pessoas que precisavam de contenção física e um bom "sossega leão" para sair, ou pelo menos ter a chance de sair, de um "surto"...
Tudo isso se soma ao analfabetismo puro e simples, ao analfabetismo funcional, à miséria mesmo e a pobreza de espírito, aos 22 assassinatos por 100.000 mil habitantes, aos mais de 10 mortos antes de completar um ano por 1.000 nascimentos e outros índices ainda "terceiro mundistas" do Brasil.
O caminho da civilização avançada é longo e é mister percorrê-lo!

Nenhum comentário: