Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Xô Capacho!

No governo de FHC e Serra o Brasil se comportava como capacho dos países ricos. Só para se ter uma idéia, o ministro das relações exteriores dos tucanos, Celso Lafer, chegou até a tirar os sapatos em uma revista a qual se submeteu ao entrar nos Estados Unidos. Imaginem só, o ministro das relações exteriores é o segundo posto mais importante do Brasil, logo depois do presidente, nas relações com outros países. Uma pessoa dessa importância se sujeitar a ser tratado como um reles terrorista. É uma humilhação para o país.
Mas isso não é tudo. O Brasil na época de FHC e Serra (1995-2002) era dependente do Fundo Monetário Internacional (FMI). Devia dinheiro para o Fundo e fazia os que os gringos queriam: tinha limite para investir em transporte, em educação, etc.
O Governo de Lula e Dilma não só pagou a dívida com o FMI, mas hoje o Brasil até empresta dinheiro para o Fundo. Passamos de devedores a credores.
O ministro das relações exteriores, Celso Amorim, conversa de igual para igual com os principais governantes do mundo. O Brasil de Dilma e Lula não é mais capacho. Ele é um líder mundial, principal voz da América do Sul, dos países em desenvolvimento e dos gigantes emergentes. Hoje somos um país independente e soberano, que pode investir em educação, transportes e programas sociais, sem ter que dar satisfação a ninguém. Isso graças ao governo de Lula e de Dilma.

Autor: João Féres Júnior, Cientista Político da UERJ

Nenhum comentário: