Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ser líder da América do Sul é assim!

Dilma com Lula: Política externa para o bem de todos.
Durante o governo Lula, Serra e Fernando Henrique atacaram a postura “subalterna” do Brasil diante de nossos países vizinhos. Quem não se lembra de quando o presidente da Bolívia, Evo Morales quis renegociar o preço do gás vendido para o Brasil?
Os grandes jornais brasileiros e seus colunistas ridicularizaram Lula, dizendo que o país estava ficando de “joelhos” perante a pequena Bolívia, sugerindo inclusive res­postas militares. Afirmaram que a posição “subalterna” do governo brasileiro traria um “gigantesco” prejuízo para a PETROBRAS, que a elevação do custo do gás teria grandes efeitos negativos sobre a indústria brasileira e contribuiria até para um aumento da inflação.
Lula deu uma resposta serena, dizendo que negocia­ções bilaterais com Evo Morales resolveriam a questão de forma justa para ambos os lados. Nenhuma das previsões de catástrofe da oposição e da grande imprensa se concretizou. O Brasil vem crescendo mui­to e com inflação sob controle. No fundo, o que a grande imprensa pedia era que o Brasil agisse de uma forma dominadora, explorando os países mais fracos.
Em abril de 2010, já em campanha eleitoral, Serra atacou o acordo do Mercosul, que o Brasil tem com a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Ele afirmou que não faz sentido “ficar carregando” esses países, e que o atual acordo é “uma farsa, exceto quan­do serve para atrapalhar”. Será que Serra não sabe que os principais compradores dos produtos brasileiros são os nossos países vizinhos? Ele não sabe que a Argentina compra mais produtos da indústria brasileira do que os Estados Unidos ou qualquer outro país europeu? Serra também não sabe que a boa relação com os países vizinhos gera milhares de empregos no Brasil?
O governo Lula mudou a relação do Brasil com seus vizinhos, e isso teve muitos resultados positivos. Isso deve continuar no governo Dilma, contribuindo para o crescimento da indústria brasileira, e a geração de emprego e renda no país.
do www.falaserio.net

Nenhum comentário: