Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

sábado, 11 de dezembro de 2010

O Galo Chantecler

Aqui, no passado, era nome e símbolo de uma gravadora de discos de vinil... (que tinha em seu casting duplas sertanejas paulistas e depois se expandiu para o Rio e a MPB). O galo vinha envolto em uma clave se sol... Depois acho que foi incorporada pela Continental, mas hoje ninguém mais se importa com "gravadoras", e as que existem são outras...
Ma o galo Chantecler, diz a história da fábula do teatrólogo e escritor francês Edmond Rostand, era um galo metido, chamado Chantecler (algo como "canta e clareia").
Acordava de madrugada e cantava a plenos pulmões, para “acordar o sol”.
Meia hora depois, o sol despertava e surgia brilhante no horizonte.
“O sol nasce porque eu canto”, proclamava, orgulhoso e arrogante, o galo Chantecler. Mesmo diante da contestação de todos, ele repetia: “sou eu que faço o sol nascer”.
Sua decepção profunda veio quando, depois de uma noite mal dormida, o galo acordou muito mais tarde, lá pelas 8 e meia da manhã, e viu, desesperado, o sol brilhando no céu, sem que ele o tivesse determinado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal isso, minha avó que nasceu na década d 30 comentava quando eu era pequena que nos livros de quando ela ia para escola na infância, tinha a história do galo chantecler.