Agência rebaixa perspectiva da nota da Bélgica pela crise política.
DA FRANCE PRESSE, EM BRUXELAS
A agência de classificação S&P (Standard & Poor's) rebaixou nesta terça-feira para negativa a perspectiva financeira para a Bélgica em consequência da incerteza política que reina no país, sem governo desde junho, e advertiu que pode reduzir a nota nos próximos seis meses.
"Prevemos que uma incerteza política prolongada poderia prejudicar a reputação da solvência da Bélgica. Por este motivo revisamos nossa perspectiva para a Bélgica à negativa, contra estável até agora, destaca a agência em um comunicado.
"Se a Bélgica não conseguir formar um governo logo, a nota pode ser rebaixada, potencialmente nos próximos seis meses", alerta a S&P.
A agência confirmou a nota da dívida soberana belga a longo prazo a "AA+", a segunda melhor possível, e a curto prazo, a "A-1".
Desde as eleições antecipadas de junho, a Bélgica é governada por um Executivo interino, já que as divergências entre as duas principais comunidades, flamengo e valão francófona, impediram até o momento a formação de uma nova equipe de governo.
(As divisões vão além da língua e chegam a absurdos xenófobos por partes da comunidade flamenga, que fala "holandês").
Nenhum comentário:
Postar um comentário