Não me venham encher o saco que o PT não assinou a "Constituição do Ulysses Guimarães".
Outros tempos. Todos nós mudamos!
Não venham nos acusar, petistas, de sermos anti-constitucionalistas!
Queríamos mais, sim. Nos negamos a assiná-la.
Ponto. Caso semelhante foi quanto ao alcance do Plano Real.
Era bom e não topamos, um pouco por achar que anestesiava o populacho, um pouco porqu não tínhamos como mudá-lo. Chupamos o dedo pelos oito anos do Fernando da Ruth.
E a Erundina ter sido ministra do Itamar e isso tê-la afastado do Partido é outra coisa doída, mas rola. Se bem que teve outras histórias com o sobrinho dela e ela também, dizem, quiz proteger o PT saindo do partido. Mulher de valor, tava em todos palanques recentes que eu vi.
Também dói perder Heloísa Helena, Marina, Luciana Genro e Ivan Valente, Plíno e Hélio,o Bicudo. Manter um partido coeso exige sacrifícios. Existem valores maiores que as individualidades, que certas intransigências, que ranhetices mais ou menos bem fundamentadas.
A troco de quê?
Quem é do meio político, na verdadeira acepção dessa palavra, sabe que tudo começa com bons partidos, ideológicos e disciplinados.
E, finalmente, os anti-petistas que me perdoem, mas só temos "um partido" nesse país.
Pode não ser o que queremos ainda. Mas é o único.
O fato de, pelo lado do PSDB, Serra, Alckmin e Aécio serem os herdeiros do espólio de FHC é a prova mais cabal que só restou 1.
Só restou um partido!
(Se é que algum dia já tivemos outros; talvez eu devesse falar do PCB do Prestes, muito antes desse lagarto pernambucano, o Roberto Freire, o "rifar" e rebatizar de PPS...).
Quem quizer que funde outro e vá fazer as coisas direito.
O PSOL é um esboço, o PCB de Ivan Pinheiro um sonho, o PSTU e o PCO sei lá como funcionam de tão nanicos...PV não é nada. DEM está na UTI, o Álvaro Valle tentou fundou um partido de Centro Direita, liberal, olha na mão de quem ele está. PSB é um novo MDB, tem que tomar cuidado (eu jamais entraria em um partido que aceita o Camarinha de Marília, parafraseando Groucho Marx, que dizia que jamais iria a um clube que o aceitasse como sócio!).
Só restou o "Partido dos Trabalhadores".
O resto, melhores ou piores, são o resto.
E tenho dito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário