Diário Esporádico: escrito por ROBERTO CORRÊA DE CERQUEIRA CÉSAR, um engenheiro escritor, taurino, pai de dois meninos (por quanto tempo ainda?), com cabelo embranquecendo e caindo, ficando cada dia mais cego!
Postagem em destaque
"Concreto"
Pedra, barro, massa Mão, calo, amassa! Levanta parede No ar D a hora Que se levante! Mora dentro F ora Vi...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
zuzu vuvuzela, que legal, pode ser nome de pop star, boteco descolado, grife ou um cabeção bem bacana, legal mesmo gostei.
A língua zulu, (isiZulu) é uma língua banta, original do povo zulu. É uma das 11 línguas oficiais da África do Sul, falada principalmente na província de KwaZulu-Natal, não apenas pela população de etnia zulu mas por grande parte da população de origem asiática e européia residente nessa província.
O idioma tem dicionário, gramática e a Bíblia (desde 1883), e conta com diversos jornais, programas de rádio e sítios na Internet.
Para além da África do Sul, há falantes nativos de zulu na Suazilândia e em Moçambique.
[editar] Gramática
Algumas das características gramaticais da língua zulu:
Sua ordem dos constituintes é Sujeito-Verbo-Objeto.
Morfologicamente, é uma língua aglutinante.
Como nas demais línguas bantu, os substantivos em zulu são classificados em 15 classes ou gênero), recebendo diferentes prefixos (as respectivas marcas morfológicas) de singular e plural. Diversos elementos da oração devem concordar com o gênero/classe da palavra em questão. Um exemplo com palavras da classe 'aba-':
Bonke abantu abaqatha basepulazini bayagawula.
Todas as pessoas fortes da fazenda estão derrubando (árvores).
Nota-se que aqui as várias palavras concordam com o substantivo 'abantu' (povo, pessoas).
Postar um comentário