Os grandes números da mais recente pesquisa Vox Populi reforçam o cenário traçado na última pesquisa CNI/Ibope, que deu pela primeira vez à petista Dilma Rousseff a dianteira na disputa pelo Palácio do Planalto. Pelo novo levantamento, Dilma confirma a liderança com 40%, enquanto o tucano José Serra tem 35%. A senadora Marina Silva (PV-AC), candidata ao Palácio do Planalto pelo PV, aparece com 8%. Uma leitura mais detida dos dados, entretanto, traz novidades sobre qual fatia do eleitorado que deverá decidir a eleição presidencial deste ano.
Desde que PT e PSDB começaram a desenhar suas estratégias para a corrida deste ano, falou-se em concentrar esforços no eleitorado mineiro, no voto nordestino, nos beneficiários de programas sociais do governo e no eleitorado tradicional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na avaliação do diretor do Vox Populi, João Francisco Meira, a nova pesquisa indica que a disputa será de fato decidida em regiões urbanizadas, pelo eleitorado de escolaridade e renda relativamente elevados, ou seja, nas camadas menos suscetíveis ao endosso do presidente Lula.
“Há uma eleição sendo disputada no Brasil mais urbanizado, mais escolarizado e de maior renda”, afirma Meira, acrescentando que Dilma já dá sinais de que não terá dificuldade para liderar nas camadas de menor poder aquisitivo, localizadas em regiões como Norte e Nordeste e caracterizadas por um grau menor de instrução e renda. “Existe um Brasil onde Dilma já domina, que é o Brasil guiado pela satisfação com o bolso e com as políticas do governo, para o qual o que pesa é o aval do presidente Lula”, acrescenta.
(fonte: iG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário