Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

domingo, 11 de abril de 2010

O segundo desastre de Katyn

Lugar Maldito! Já diziam os poloneses e agora é mais unânime!
Ali, em 1940, no silêncio da floresta russa pertinho da fronteira polonesa, os russos mataram sistematicamente mais de 20 mil poloneses (mormente oficiais do exército e líderes de vários setores da sociedade, um núcleo duro do nacionalismo polonês).
Durante décadas os russos se esforçaram em fazer os poloneses crerem que teriam sido os nazistas os algozes que perpetraram tal "elitecídio".
Por "coincidência", há quase exatamente um ano, em 13 de Abril de 2009, postei impressões sobre o filme "Katyn", de Andrei Wajda, sobre aquela ferida viva...
Agora que os russos admitiram a autoria e que uma reconciliação seguia em frente, vem esse acidente da queda de um Tupolev que matou o presidente polonês (Lech Kaczynski, do partido conservador, que buscava a reeleição), o líder da esquerda (Jerzy Szmajdzinski) e outras cerca de 100 pessoas, entre membros da cúpula dos partidos citados, do governo e sobreviventes da primeira tragédia de Katyn.
Certos povos tem um história conturbada e dolorosa.
A Polônia é certamente uma "eleita" nesse sentido!

Nenhum comentário: