Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

terça-feira, 17 de março de 2015

Definições de "Coxinha"

Na origem, trata-se de gíria paulistana. O "consenso" é que "Coxinha” é gente engomada, certinha, que segue a maioria. Gente convencional e conservadora, em suma.
E segue aí uma possível interpretação sociológica:
“Coxinha, sociologicamente falando, é um grupo social específico, que compartilha determinados valores. Dentre eles está o individualismo exacerbado e dezenas de coisas que derivam disso: a necessidade de diferenciação em relação ao restante da sociedade, a forte priorização da segurança em sua vida cotidiana, como elemento de “não-mistura” com o restante da sociedade, aliadas com uma forte necessidade de parecer engraçado ou bom moço.”

4 comentários:

blogaudiovintage disse...

Na realidade, "coxinha" é o apelido que os craqueiros de SP e os traficantes do Rio dão aos policiais...

Roberto Cerqueira disse...

Clóvis, as gírias são mutantes. Você se refere (naõ só a "carqueiros", mas a todo tipo de malandros e "manos", gente da periferia ou seus emuladores) aos paulistanos que vêem os PM´s "ajudando a fechar comércios", notadamente bares, padarias e lanchonetes, e recebendo "brindes" como café, pingado e salgadinhos. Daí a "coxinha"...Isso mudou nos últimos 3 anos, apesar do PM´s ser ainda um "Coxinha" ou "os Coxas" na vulgata da metrópole. Valeu.

Roberto Cerqueira disse...

Disse "craqueiros", como você, viciados em crack.

blogaudiovintage disse...
Este comentário foi removido pelo autor.