Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Noite de hotel

Dan Inn de Uberaba, entre sete e oito da noite, horário de verão, calor agora úmido do Cerrado enfim verdejante. A pedida é caminhar solito na estrada da fazenda e condomínio vizinhos.
Por de sol espetacular, cores dramáticas, raios divergentes vindos detrás das poucas nuvens.
No gramado um bando de quero-queros quer me atacar, defendendo território de ninhos. Dão rasantes e tentam cagar em mim. Um pouco irritante e até assutador. Lembro do Gil (meu filho mais novo) tomando uma bicada (ou garrada) certeira e cortante no cocuruto de uma coruja buraqueira igualmente ciosa de seu espaço.
Volto ao hotel. Depois um lauto filé de dourada com legumes na manteiga. Um pouco de tevê, minha velha amiga e companheira.
Os sonhos me vêm fantasiosos. Quiçá agourentos? Os eternos problemas financeiros e psíquicos do irmão do Oeste me acachapam o ventre. Seu orgulho agressivo, a orfandade de um "mano véio" inexistente...Minha vontade de ajudar, antiga e sincera, sendo tomada com distorções, arremedos de torná-la má e vil.
O dia nasce mais uma vez quente. Os pardais se aglomeram em pios nas mangueiras e demais árvores do entorno da piscina.
A vida devia ser feliz. Nós é que não damos conta de nos acertar!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A Guerrilha do Araguaia vista pela direita

Pantomima cômica (se não fosse trágica) em 7 atos

1o Ato
Abre o pano. Setembro de 1974, estou voando de Marília a Alto Araguaia, Mato Grosso, com o meu pai e o comandante Onésimo. Emoção pura de menino pré-adolescente, tinha eu dez anos, na sua primeira viagem de avião (um bimotor Cessna de 6 lugares). Sobrevoamos a imensidão do cerrado e meu pai indicando montes e lagos que secavam. Em algum ponto perto do Rio Ariranha o velho gritou: É aqui. Sabia de mapas o Xandico. Demos voltas e voltas, reconhecemos o terreno. Eu era só inocência.
2o Ato
O aeroporto de Alto Araguaia era uma pista de areia seca, caliça, esburacada, quase capotamos ao aterrissar. Compra providencial de queijo cabacinha numa pousada, doce de tacho (aquilo tudo faria muito sucesso com a família e amigos da escola na volta), uma velha que podia ser a Cora Coralina fazendo num tear primevo mais um cobertor para aquecer (quando seria preciso um cobertor naquele trópico calorento?) os viajantes dali. Canícula. Almoço de feijão grosso e todas tropeirices numa casa velha transformada em restaurante sobre uma curva do Rio Araguaia. Moleques pulavam de cabeça metros a fio, antes de furarem o espelho cristalino das águas. Devia estar maravilhosa a nadada, mas meu pai não era dado a nadadas em horas sérias. Ia depois do almoço ao cartório, buscar uma escritura.
3º Ato
O cartório rescende a mofo de papel velho. Chá de cadeira, uma pasta debaixo do suvaco do velho. Bora prá Marília. Outra aventura de decolar e ver tudo de cima. Homem de coragem, Onésimo contou todos seus pousos forçados e panes de motor. Chegamos bem. Muito depois entendi que a escritura era de uma viúva morta. Os herdeiros existiriam? De algum jeito o governo ia transformar a terra em “devoluta”. Deve ter tido dedo do parente do Exército que atuava no Dops na "jogada". Mas meu pai que tratasse de tirar os grileiros de lá...
4o Ato
A sociedade na terra a ser "regrilada", posto que grilada dos grileiros, era um exército de Bracaleone perverso. Mario Buonomo, um fascista mafioso da Bota, contrabandista de artigos de luxo (fachada) e armas (a vero). Dr. Monteiro, um delegado de polícia civil, machista, direitista, violento (para mim era simpaticíssimo e até queria me casar com a filha dele!), ótimo investigador e, à boca pequena, torturador contumaz. Deve estar curtindo por aí uma aposentadoria de ouro, ou quiçá carcomido pelo rancor e remorso? E o “bobo” do velho, descapitalizado, entrando com o serviço sujo. Descendente de "quatrocentões" sem nobreza, eterno sonhador de garimpos e pecuárias extensivas, bandeirante falido, sem ouro, agora sonhava seu gadão sem fim. Encheram uma caminhonete Ford, quadrada e amarelo gema, com um arsenal de grosso calibre, munição à mancheia e voltaram, semanas depois, por terra ao Araguaia.
5o Ato
A operação de desalojamento dos grileiros consistia em fazer a campana de longe. Sabiam onde as casas e onde as roças, as frentes de trabalho dos homens, espionavam os hábitos, coisas do delegado. Quando seguros que os homens estavam longe na lida, iam até as casas, só mulheres e os barrigudinhos, um velho ou outra velha. Matavam os cachorros que iam latir de longe prá caminhonete. Meu pai e o delegado, bons atiradores, o italiano quase cego. Aterrorizavam as famílias. Depois de chegarem nas choças das mulheres quase mortas de medo, furavam a bala todas as panelas, jarros, cuias, utensílios que pudessem ser usados para pegar água na fonte ou cozinhar. Recolhiam sal, víveres, fósforos, tudo que pudesse os prender ali. Era para fugirem amanhã, com fome, desesperados, irem se fuder na cidade, léguas tiranas dali. E avisavam que “na próxima não ia ser só o cachorro não”.
6º Ato
Um ou outro grileiro que resistiu foi capturado na lida, posto a derrubar casebre e cercas sob a tutela de carabinas. Fizeram uma ou três viagens dessa? Mataram ou feriram alguém? Sei que a empreitada deu em nada, só deixou meu pai mais pobre. Faltou "ajuda" do Governo, da Oban, sei lá. O Genoíno já tinha sido preso, os "paulista" mortos ou dispersos, Major Curió reinava com os óculos "Garrafa Azul" do Médici.
7º Ato
38 anos depois. Escrevo para pedir perdão, em nome do pai regenerado e morto, “que não sabia o que fazia”, pelo medo e danos de toda sorte impingidos aos grileiros e suas famílias. Baixa o pano.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Haddad está formando um belo time de secretários municipais

O prefeito eleito de São Paulo Fernando Haddad anunciou na tarde desta quarta-feira (14) os deputados federais Jilmar Tatto (PT-SP) e José de Filippi Jr. (PT-SP) como os novos secretários das pastas de Transportes e Saúde, respectivamente.
Tatto, que é líder do PT na Câmara, ocupou a pasta durante a gestão da petista Marta Suplicy. Ele foi um dos pré-candidatos à prefeitura do partido e desistiu da disputa em favor de Haddad, candidato preferido do ex-presidente Lula.
Filippi foi tesoureiro de campanha de Lula, em 2006, e de Dilma, em 2010, e prefeito de Diadema durante três mandatos. Sua indicação surpreendeu petistas e especialistas porque ele não é médico, mas engenheiro.
Na segunda-feira (12), Haddad já havia anunciado o nome de cinco secretários: Antonio Donato (Governo), Marcos Cruz (Finanças), Leda Paulani (Planejamento, Orçamento e Gestão), Luís Fernando Massonetto (Negócios Jurídicos) e Fernando de Mello Franco (Desenvolvimento Urbano).
Durante a apresentação, Haddad lembrou que Filippi chegou a assumir a secretaria de Saúde quando era prefeito de Diadema (Grande SP), e que Tatto participou da implantação do Bilhete Único e dos corredores de ônibus. "São pessoas que, além da competência comprovada na gestão pública, são lideranças políticas."

Esteio é um esteio!

Esteio pertence à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião Porto Alegre. Tem altitude de 29 metros acima do nível do mar, latitude de 29 graus, 50 minutos, 10 segundos e longitude de 51 graus, 09 minutos, 15 segundos. Cerca de 90 mil almas. É um município pequeno, possuindo apenas 27,5 quilômetros quadrados e está localizada a 16 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, fazendo parte das cidades que compõem o eixo da grande Porto Alegre. Pode-se ter acesso pela rodovia BR-116 e por via ferroviária pelo Trensurb. Também conta com o rio dos Sinos, que banha a cidade a noroeste. Os limites de Esteio são os municípios de Canoas, Sapucaia do Sul, Gravataí, Cachoeirinha e Nova Santa Rita. De grande destaque no município é o Parque de Exposições Assis Brasil, onde ocorrem os maiores eventos da cidade, como a Expointer, a ExpoLeite e outros eventos de igual monta, sendo portanto a cidade um pilar no desenvolvimento agro-pecuário do Sul, do Brasil e da América latina.

O PT é "business friendly"

Dois exemplos de hoje no Estadão: Aeroporto de Viracopos, de Campinas, é o 1º sob operação privada no País Concessionária assume a administração por 30 anos Mantega realça urgência em reduzir tarifa de energia elétrica no Brasil Ministro da Fazenda diz que corte vai beneficiar a todos

Dia glorioso para o futebol mundial

Hoje teve amistosos do nível de Inglaterra, Itália, França, Portugal, Suécia, Brasil e Colômbia. Com bônus de Falcão despachando os argentinos no salão. No 1 a 1 do Brasil com a Colômbia no campo, Neymar marcou um lindo, mas perdeu um pênalti com um escorregão. Grande dia para o planeta bola. E que venha a copa das confederações e o campeonato mundial do Corinthians!

Baixo Augusta bombando

Todas tribos buscando diversão. Rua cheia, gritos, álcool, fumo e música alta! Táxis e carros, feéricos. "O mundo vai acabar, e eu estarei dançando"!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Boa notícia: dinheiro não é folheto religioso!

Procuradoria pede retirada do termo 'Deus seja louvado' das cédulas de real. O pedido, feito pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, diz que a existência da frase nas notas fere os princípios de laicidade do Estado e de liberdade religiosa.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Luanda, Djavan

Foi numa noite de luanda
que um clarão me abalou em lobito
como fosse um raio de susto, um facho místico
talvez o sol tenha esquecido
uma gota do dia na noite
pra saciar a sede do espírito em seu pernoite
ou foi o ar que incendiou
num grito da mãe oxum
dizendo: "menino, onde é que tu anda?
Eu te batizo africamente
com o fogo que deus lavrou tua semente"
luanda, luanda, luanda, luanda
luanda, luanda, luanda, luanda
luanda, luanda, luanda, luanda

Obama ganhou!

UFA!!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Não se iludam: o mundo não acabará em 21 de Dezembro de 2012!

Desejamos que o mundo acabe, para nos livrarmos dos nossos problemas. Pensamento mesquinho. O mundo é vasto e duradouro. Vai ficar por aqui mais um tempão. Temos tempo para solucionar os milhares de problemas que criamos ou não!