Postagem em destaque

"Concreto"

Pedra, barro, massa     Mão, calo, amassa! Levanta parede  No ar  D a hora Que se levante! Mora dentro     F ora   Vi...

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Etimologia dos nomes dos elementos

Mendeleiev sabia das coisas... tanto que temos o Mendelévio (101, actinídeo) em sua homenagem.
Molibdênio (42, metal de transição) vem do grego "mólubdos", origem do correlato do latim "plumbum", chumbo. Então o latino "molybdaena" seria qualquer "massa de chumbo" (do grego "molúbdaina"), já que a molibdenita, minério sulfetado de molibênio, parece a galena, sulfeto misto de chumbo e, geralmente, prata.
O Índio (49, metal não de transição), chama-se assim pelo índigo, pois o metal "apresenta raias azuis" (não sei se a olho nu ou em alguma análise).
O Cério (58, lantanídeo) vem de Ceres, deusa filha de Saturno, que ensinou os homens a agricultura, nome introduzido por Berzelius para um elemento descoberto por ele, Klaproth e Hisinger em 1803!
Gadolínio (64, também lantanídeo) é homenagem que os descobridores (Marignac e Boisbaudran, em 1880) fizeram ao químico finlandês Johann Gadolin (que tinha estudado as terras raras, ditas gadolinitas, em que ocorrem Berílio, Ferro, Ítrio e, minoritariamente, Gadolínio).
E por aí vai...

Nenhum comentário: