Falaram que a Petrobras comprando a refinaria americana teria tido um prejuízo de mais de 1 bilhão de dólares e que este seria o pior negócio já realizado na sua história.
Em 2005, a empresa belga Astra Oil comprou a refinaria “Pasadena Refining System” pela quantia de 42 milhões de dólares. Após essa compra, investiu mais 84 milhões de dólares na empresa. No total, portanto, o investimento foi de 126 milhões de dólares.
Em 2006, a Petrobras comprou da Astra Oil 50% dessa refinaria pela quantia de 190 milhões de dólares. A Petrobras pagou também 170 milhões de dólares para comprar 50% de todo o estoque de petróleo que a refinaria possuía, totalizando um desembolso de 360 milhões de dólares. Ou seja, os estoques de óleo são mais caros que o próprio ativo processador.
Alguns jornalistas muito apressados correram para anunciar que a Petrobras tinha comprado por 360 milhões de dólares a metade de uma refinaria que supostamente valeria 21 milhões de dólares no ano anterior.
Querem que você chegue à conclusão de que há um grande esquema de corrupção nesse caso. Como se na Petrobrás tivesse um monte de "monstros petralhas"...
Uma refinaria gigante está custando uns 10 bilhões, uma média como a de Pasadena deve custar uns 4 bi...
A Petrobras foi obrigada a comprar os outros 50% da empresa e os belgas espertões aparentemente conseguiram lucros fabulosos à custas da Petrobrás, mas segundo fontes do mercado, a refinaria lá está lucrativa e os investimentos feitos foram acertados e a a melhoria do mercado de refino nos EUA colocou-a em boa situação.
Para saber o lucro ou prejuízo da Petrobrás temos que deduzir do total investido pela Petrobras o que segue: 1) Valor obtido com a venda dos estoques de petróleo comprados; 2) Lucro líquido recebido pela Petrobras da refinaria entre 2006 e 2014.
Ou seja: estão tentando transformar uma conta complexo de balanço atuarial de uma empresa de porte numa continha simples. Essa é a especialidade do PSDB e do Dem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário